9 sonhos comuns dos significados dos sonhos

Análise e Interpretação de Sonhos: Ciências Imperfeitas

O tema da interpretação de sonhos tem sido de interesse por muitos anos, e com razão. Compreender o significado mais profundo dos sonhos pode trazer revelações sobre como você se sente e pensa, o que pode ser benéfico para obter perspicácia pessoal.

Entendendo as Interpretações dos Sonhos

O renomado psicanalista Sigmund Freud descreveu os sonhos como a “estrada real” para o inconsciente e sugeriu que, estudando o conteúdo óbvio dos sonhos, poderíamos trazer à luz os desejos ocultos e inconscientes que levam à neurose.

Analisar símbolos de sonhos e atribuir significados a eles se tornou uma fonte tanto de entretenimento quanto de autorreflexão na cultura popular. Será que os sonhos têm algum significado? É possível aprender sobre seus desejos e anseios inconscientes interpretando seus sonhos?

O que seus sonhos revelam e se eles expressam seus verdadeiros sentimentos dependem de vários fatores. Embora algumas teorias modernas dos sonhos sugiram que a resposta seja negativa – que os sonhos podem ter uma componente mais biológica ou até serem resultado da posição do sono – isso não impediu que intérpretes e analistas tentassem identificar o que significam os temas e símbolos comuns nos sonhos.

Vamos dar uma olhada mais de perto em alguns dos sonhos mais comuns e no que os livros de interpretação de sonhos têm a dizer sobre eles.

7 sonhos mais comuns

Pesquisadores encontraram que os 7 sonhos mais comuns envolvem ser atacado ou perseguido, estar atrasado, pessoas queridas morrendo, caindo, voar, escola e sexo.

Vamos olhar os mais comuns e o que a interpretação deles nos conta.

Sonhos Sobre Cair

Sonhos de cair de grandes alturas são muito comuns. Embora exista um mito popular de que se você bater no chão em seu sonho, morrerá na vida real, isso simplesmente não é verdade. Então, o que exatamente esses sonhos de queda podem significar?

De acordo com muitas interpretações populares de sonhos e pelo menos um estudo, sonhos de queda indicam que algo em sua vida não está indo bem. Isso pode sugerir que você precisa repensar uma escolha, por exemplo, ou considerar uma nova direção em alguma área de sua vida.

“Sonhar em cair é muito comum. É um símbolo do medo na vida real, talvez do medo de falhar no trabalho ou na vida amorosa”, diz Russell Grant, autor de “O Dicionário Ilustrado de Sonhos”. Ele acrescenta que “a queda frequentemente expressa a necessidade de se soltar mais e aproveitar mais a vida”.

Sonhos sobre estar Nu em Público

Você já teve um daqueles sonhos embaraçosos em que aparece na escola ou no escritório nu? Não se preocupe, sonhar em estar nu em público é algo bastante comum.

Penney Peirce, autora de “Dicionário de Sonhos para Leigos”, sugere que sonhar com nudez em público pode indicar que você se sente como uma fraude ou que tem medo de revelar suas imperfeições e deficiências.

Sonhos sobre estar sendo perseguido

Sonhos em que você é perseguido por um agressor conhecido ou desconhecido podem ser particularmente aterrorizantes, e muitas pessoas têm esse tipo de sonho. Mas o que esses sonhos de perseguição revelam sobre o que está acontecendo em sua mente?

Interpretes de sonhos frequentemente sugerem que tais sonhos significam que você está tentando evitar algo em sua vida diária. Tony Crisp, autor de “Dicionário de Sonhos”, sugere que ser perseguido em um sonho pode indicar um desejo de escapar de seus próprios medos ou desejos.

A chave para entender o significado de um sonho desse tipo depende em parte da identidade do perseguidor. Se for:

Um animal: Você pode estar se escondendo de sua própria raiva, paixões e outros sentimentos. Um perseguidor desconhecido: Se o perseguidor for uma figura misteriosa e desconhecida, pode representar uma experiência de infância ou um trauma do passado. Um membro do sexo oposto: Crisp sugere que isso pode significar que você tem medo do amor ou está assombrado por um relacionamento passado.

Sonhos sobre perder os seus dentes

O que significam os sonhos em que seus dentes caem? Penney Peirce, autora de “Dicionário de Sonhos para Leigos”, sugere que sonhar em perder dentes pode ter múltiplos significados.

Pode significar que você está preocupado com sua atratividade ou aparência, por exemplo. Também pode indicar que você está preocupado com sua capacidade de se comunicar ou que teme ter dito algo embaraçoso.

“A verdadeira essência dos dentes é sua capacidade de morder, cortar, rasgar e moer”, ela explica. “Se seus dentes caem, você perde poder pessoal e sua capacidade de ser assertivo, decisivo e auto protetor”.

Sonhos sobre Morrer

A morte é outro tema comum nos sonhos e pode ser particularmente desconcertante. Às vezes, os sonhadores sonham com a morte de um ente querido ou até mesmo com sua própria morte. Interpretações populares de sonhos sugerem que tais sonhos refletem ansiedade sobre mudança ou medo do desconhecido.

“Assim como a morte, a mudança pode ser assustadora porque – assim como a morte – não sabemos o que está ‘do outro lado’ da mudança, e é por isso que a mente dos sonhos equipara mudança com morte”, sugere Lauri Loewenberg em seu livro “Sonhe Com Isso: Desvende Seus Sonhos, Mude Sua Vida”.

Loewenberg também acredita que sonhar com a morte de um ente querido pode refletir um medo semelhante de mudança, especialmente em relação a nossos filhos. Conforme uma criança cresce, a mente de um pai começa a se perguntar para onde foi a versão mais jovem da criança. Portanto, os sonhos de morte refletem uma espécie de luto pelo passar do tempo.

Estudos também mostraram que aqueles que se aproximam do fim da vida e seus entes queridos têm sonhos significativos e significativos, muitas vezes relacionados a uma presença reconfortante, preparação para partir, observar ou interagir com os falecidos, entes queridos esperando, experiências angustiantes e assuntos inacabados.

sonhos fazendo uma prova

Estudos também descobriram que sonhos em que se está fazendo um teste são comuns. De acordo com Craig Hamilton-Parker, autor de “O Significado Oculto dos Sonhos”, fazer um exame em seu sonho pode revelar um medo subjacente de fracasso.

“Exames são experiências estressantes em que você é confrontado com suas deficiências”, escreve ele. “Sonhar em reprovar em um exame, chegar atrasado ou não estar preparado mostra que você se sente despreparado para os desafios da vida desperta”.

Sonhos Sobre Infidelidade

Sonhar que seu cônjuge ou parceiro romântico está traindo você com outra pessoa pode ser incrivelmente angustiante. Em alguns casos, as pessoas até começam a se perguntar se o sonho pode realmente ser verdade. Sonhar que seu parceiro é infiel significa que isso pode acontecer? Ou que já está acontecendo?

Embora esses sonhos possam refletir medos de infidelidade, provavelmente não significam que seu cônjuge está traindo ou trairá, dizem Trish e Rob MacGregor, autores de “Dicionário Completo de Sonhos: Um Guia de Cabeceira para Saber o Que Seus Sonhos Significam”.

“Este é outro sonho do tipo ‘e se’ – você está testando os limites da realidade”, sugerem os autores.

Eve Adamson e Gayle Williamson, autoras de “Dicionário Completo de Sonhos para Idiotas”, afirmam que sonhos sobre infidelidade indicam problemas de confiança, lealdade e comunicação em um relacionamento. “Se você ou seu parceiro traiu no sonho, um de vocês não está recebendo o que precisa desse relacionamento agora”, escrevem elas.

Sonhos sobre Voar

Muitas pessoas experimentam sonhos sobre voar. Os sonhos de voar podem ser emocionantes e até libertadores, mas às vezes também podem ser bastante assustadores (especialmente para aqueles que têm medo de altura).

De acordo com Tony Crisp, autor de “Dicionário de Sonhos”, sonhos sobre voar frequentemente têm dois lados muito diferentes. Eles podem representar sentimentos de liberdade e independência. Por outro lado, também podem indicar um desejo de fugir ou escapar das realidades da vida.

“Voar sozinho ocorre com mais frequência”, ele escreve, “mostrando o aspecto independente do voo. Mas, como geralmente envolve sentimentos positivos de prazer, voar pode representar nossa sexualidade… especialmente aspectos que expressam liberdade das normas e restrições sociais.”

Sonhos Sobre Gravidez

Os intérpretes de sonhos frequentemente sugerem que sonhos sobre gravidez representam desde a criatividade até o medo. David C. Lohff, autor de “Dicionário de Sonhos”, acredita que os sonhos de gravidez às vezes podem representar os medos de uma mulher de ser uma mãe inadequada.

O autor Tony Crisp tem uma visão diferente, sugerindo que sonhos de gravidez indicam que o sonhador está desenvolvendo alguma área de potencial ou aprofundando um relacionamento. O intérprete de sonhos Russell Grant escreve que esses sonhos presagiam tempos difíceis.

Outros Temas Comuns de Sonhos

Existem outros temas de sonhos que tendem a ser bastante comuns. Eles incluem:

  • Descobrindo novos quartos ou passagens
  • Estar vestido inapropriadamente
  • Não conseguindo encontrar o banheiro
  • Chegando em algum lugar atrasado
  • Ter uma onda gigante se aproximando de você
  • Encontrando dinheiro

PERGUNTAS FREQUENTES

O que significa quando você sonha com alguém?

O psicanalista Carl Jung acreditava que, se você sonha com alguém próximo a você ou alguém importante em sua vida, isso pode representar como você se sente em relação a essa pessoa na vida real. Por outro lado, se você sonha com uma pessoa com quem não tem intimidade (como alguém do seu passado) ou uma pessoa desconhecida, essa pessoa é mais simbólica.

Sigmund Freud sugeriu que o ambiente em torno da pessoa com quem você está sonhando também pode importar, como sonhar com seus pais em lugares onde normalmente encontraria um rei e uma rainha, o que seria um sinal de respeito por eles.

Quão precisas são as interpretações de sonhos?

Não há como responder a essa pergunta com certeza, pois as interpretações de sonhos são individuais e subjetivas. São individuais porque o significado dos sonhos para uma pessoa pode não ser o mesmo para outra. As interpretações de sonhos também são subjetivas porque são baseadas nos significados que você atribui a eles, e esses significados atribuídos também podem diferir de uma pessoa para outra.

Por que as interpretações de sonhos são importantes na psicanálise?

A teoria da auto-organização dos sonhos sugere que os sonhos são um reflexo das atividades fisiológicas e psicológicas de uma pessoa, fornecendo informações importantes sobre seus pensamentos e estado emocional. Os psicanalistas podem usar os sonhos de uma pessoa para entender melhor o que está acontecendo em sua mente, talvez em um nível inconsciente.

O que significam os sonhos sexuais?

Algumas pesquisas sugerem que ter sonhos sexuais é resultado de seus pensamentos e fantasias enquanto você está acordado, sendo que pensamentos mais frequentes sobre sexo contribuem para mais desses sonhos. Outros conectam sonhos sobre sexo com o desejo de estar em uma situação sexualmente estimulante. Esses tipos de sonhos são comuns, com mais de 95% das pessoas relatando ter sonhos de natureza erótica.

O que significam os sonhos recorrentes?

Alguns pesquisadores teorizam que sonhos regulares e recorrentes representam frustração em relação a necessidades psicológicas não atendidas. Sonhos recorrentes também são comuns após experienciar muito estresse mental, como no caso de transtorno de estresse pós-traumático.

O que significam os sonhos vívidos?

Em alguns casos, ter sonhos vívidos ou altamente intensos pode ser resultado de traumas graves, com alguns estudos mostrando um aumento desses tipos de sonhos após o 11 de setembro. Sonhos vívidos geralmente ocorrem durante o sono REM e também podem ser resultado de sono fragmentado, privação de sono, distúrbio do sono, estresse, gravidez ou medicamentos que você está tomando.

A Palavra Final

Então, o que você acha? Algumas dessas interpretações de sonhos parecem precisas? Se não, não se preocupe – seus sonhos são únicos e altamente pessoais. É muito provável que as coisas que você experimenta em seus sonhos reflitam as preocupações que você enfrenta em sua existência diária ou eventos recentes.

Como analisar um sonho? O primeiro passo é escrever tudo o que você conseguir lembrar assim que acordar. Sonhos muitas vezes são esquecidos rapidamente, então anotar os detalhes pode ajudar a lembrar melhor. Em seguida, examine o conteúdo do sonho e pense sobre o que ele pode significar em sua vida. Que associação você tem com os eventos do sonho? Que tipo de sentimentos ele evocou? Em muitos casos, você pode descobrir que seu sonho reflete os eventos ou preocupações de sua vida desperta.

Deixe um comentário